Dicionario


------DICIONÁRIO DO MARMORISTA E SEUS CLIENTES!------

MÁRMORE - Rocha metamórfica de composição calcária. Recristalizada, dura e compacta, possui veios contínuos e cores variadas.


GRANITO - Rocha magmática formada de feldspato, quartzo e mica. Com cores também variadas, é mais duro que o mármore e não possui tantos veios. Ambas podem receber polimento ou outros acabamentos. Têm vasta aplicação na arquitetura, especialmente em revestimentos de pisos, paredes, bancadas e pias, em áreas internas ou externas.


APICOADO - Acabamento aconselhado para áreas externas. Feito à base de impactos (marteladas), tem aspecto poroso e textura uniforme.


BISOTADO - (Bisote) Em tampos e bancadas de mármore ou granito é um tipo de arremate que cria chanfros a 45°. Já em peças para pisos tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.


BOLEADO - Arremate usado nas bordas das pias ou bancadas de mármores ou granito. Pode ser simples, feito a 90° ou 180°, ou duplo.


BRUTO - Mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como são achados na natureza, apenas serrados.


CRISTALIZAÇÃO - Processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito.


FAIXA- O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente.


FLAMEJADO - Acabamento de aspecto rugoso e ondulado, só para granito em áreas externas.


FRONTÃO - Arremate entre a parede e a pia da cozinha ou a parede e o lavatório. Costuma medir 5 cm, 7 cm ou 10 cm de altura.


GUARNIÇÃO - Arremate sobressalente feito geralmente nas bordas de pias de cozinha. Com 3 cm de espessura, salienta 1 cm, impedindo o escoamento da água.


JATEADO - Acabamento à base de jato de areia, em peças de mármore ou granito. Sem brilho, é indicado para áreas externas.


LEVIGADO - Semipolido, este acabamento dá aspecto opaco às peças de mármore ou granito. Indicado para áreas internas e externas.


LISTELLO - Faixa padronizada com função decorativa, utilizada na composição de pisos de mármore ou granito.


MARMOLERIA - Conjunto de trabalhos feito em mármore.


MARMOREAR - Revestimento - Revestir com mármore.


MARMORISTA - O mesmo que marmoreiro ou marmorário. Serrador ou polidor de mármores.


PEITO DE POMBO - Arremate geralmente usado nas bordas de bancadas.


POLIDO - Mármores e granitos que recebem acabamento feito a partir de lustração. Indicados para áreas internas, têm aspecto liso e brilhante.


RODAPÉ - Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore ou granito, costuma tem 5 cm ou 7 cm e arremate boleado ou reto.